terça-feira, 29 de maio de 2012

Tecido Conjuntivo

Tecido Conjuntivo
O tecido conjuntivo é originado a partir da mesoderme, tem como função preencher, fazer a conexão com outros tipos de tecido, sustentar e auxiliar na defesa. Substancia fundamental são o gel composto por GAGs, (mucopolissacarídeos), proteoglicanos e glicoprotínas. Sua substância essencial ou intercelular são os fibroblastos, fibrócitos, macrófagos, células adventiciais, linfócitos, plasmócitos, mastócitos e células adiposas.  

CÉLULAS DO TECIDO
Fibroblastos e Fibrócitos: Os fibroblastos têm a função de sintetizar fibras do tecido conjuntivo e as proteoglicanas e glicoproteínas da matriz, são células jovens e estão em atividade reprodutiva. Já o fibrócito pode voltar a sintetizar fibras, reassumindo a forma de fibroblasto, são as células mais comuns do tec conjuntivo.


Plasmócito: Os plasmócitos são os antígenos que derivam do linfócito tipo B ativado, produz o anticorpo necessário para a resposta do organismo à moléculas estranhas. Estes Aparecem em grande número em locais como a mucosa intestinal, que são locais onde há inflamação crônica sujeitos a penetração de microorganismos.


Mastócito:  Eles têm a função de produzir e armazenar mediadores químicos do processo inflamatório, estas promovem dos eosinófilos, reações alérgicas, as chamadas reações de sensibilidade imediata.


Macrófagos: são células de defesa repletas de lisossomos, que tem como função fazer a fagocitose e a secreção de substancias que faze parte do sistema imunológico. Quando estimulados, os macrófagos ativados ficam com maior capacidade de matar e digerir partículas estranhas. Dependendo do tamanho do corpo estranho, podem até unir-se, formando células gigantes.


Adipócitos: Sua função é o armazenamento de gordura em forma de lipídeos. Suas formas de armazenamento são de maneira unilocular que é quando o lipídeo ocupa todo o citoplasma e multilocular quando o lipídeo ocupa pequenas partes do citoplasma, chama-se de tecido adiposo.


FIBRAS DO TECIDO
Colágenas: O colágeno compõe uma família de proteínas, que se diferencia em sua evolução. São as mais abundantes no tecido conjuntivo e possuem alta resistência tênsil.


Elásticas: Seu componente principal é a elastina, uma proteína estrutural mais resistente que o colágeno, estas permitem trações mínimas, porém retomam sua forma inicial. São importantes nas grandes artérias.


Reticulares: São formados por colágeno tipo III. Estão organizados em forma de redes em torno das células musculares e das células epiteliais de muitos órgãos, por exemplo, os rins.


DIVISÃO DO TECIDO CONJUNTIVO

Tecido conjuntivo propriamente dito: Compreende células de forma e função diversas, como fibroblastos, macrófagos, mastócitos, plasmócitos, células adiposas e células mesenquimatosas.  Ele ainda é dividido como frouxo e denso.
- Tecido conjuntivo frouxo: preenche os espaços entre os tecidos, nutre as células epiteliais e envolve nervos e vasos. 
- Tecido conjuntivo denso: prevalecem as fibras colágenas. Estão presentes na derme, no periósteo, no pericôndrio, tendões e ligamentos. 
O denso modelado possui as fibras na mesma direção, ele está presente na derme. O denso não modelado possui as fibras em direções contrarias presente no tendão.


Modelado:


Não modelado:





Tecido Conjuntivo de Propriedades Especiais

Tecido adiposo: Constituído por células adiposas, chamadas adipócitos. Ele é o maior depósito corporal de energia, armazenada em forma de lipídios (a gordura). Ele também serve para modelar a superfície do corpo, importante na proteção contra choques mecânicos e isolantes térmico.



Tecido mucoso: Tem aspecto gelatinoso, e é o principal constituinte do cordão umbilical, onde é chamado de Gelatina de Wharton, e encontrado na polpa dental jovem.


Tecido Elástico: É formado por fibras elásticas grossas, por fibras colágenas finas e por fibroblastos. É um tecido pouco freqüente, sendo encontrado em grandes artérias, nos ligamentos da coluna vertebral e no ligamento suspensor do pênis.


Tecido Reticular: É formado por fibras reticulares e por células reticulares. É um tecido muito delicado e forma uma rede para sustentar as células. Encontra-se nos órgãos que formam as células do sangue (medula óssea).


Tecido Cartilaginoso: Possui consistência rígida, oferecendo suporte para os tecidos moles. Reveste também as superfícies articulares, absorvendo choques e facilitando o deslizamento dos ossos nas articulações. Ele é também o principal constituinte dos ossos no feto e no recém-nascido, diferenciando-se em tecido ósseo e promovendo o crescimento da criança.


Tecido Ósseo: Forma os ossos, o principal constituinte do esqueleto. Dá suporte ao corpo e protege órgãos vitais. Serve de apoio aos músculos esqueléticos, proporcionando movimentos úteis aos membros. Ele também protege e aloja a medula óssea, formadora das células sanguíneas. Serve ainda de depósito de cálcio, fosfato e outros íons, possibilitando regular a liberação destes no sangue quando necessário.






Referências:
DANTAS, L.P; Tecido Conjuntivo; mundeducação; Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/tecido-conjuntivo-1.htm>

Tecido Conjuntivo; InfoEscola;  Disponível em: <http://www.infoescola.com/biologia/tecido-conjuntivo/>

Tecido Conjuntivo; Disponível em: <antares.ucpel.tche.br/.../arquivos.../cap06_tecid>

JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 10ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário