sábado, 12 de maio de 2012

Fases da Mitose e da Meiose

Olá! Hoje vamos dar continuação ao estudo sobre a divisão celular!
O texto abaixo fala sobre os processos de divisao tanto em mitose como em meiose e no final do texto publicaremos tambem um video que nos explica com algumas imagens as diferenças desses processos. Esperamos que gostem

Fases da mitose
A mitose é um processo contínuo, porém ela é dividida em quatro fases:
Prófase: nela os cromossomos, já duplicados, começam a se distanciar tornando-se mais visíveis; o nucléolo fica menos visível, e acaba desaparecendo; os centríolos se afasta, e formam as fibras do fuso; a carioteca se desintegra, e os cromossomos ficam livres no citoplasma.
Metáfase: cada cromossomo prende-se a fibras do fuso, pelo centrômero, na região mediana da célula.
Anáfase: o centrômero de cada cromossomo se divide; as duas cromátides separadas passam a ser chamadas de cromossomos-irmãos; as fibras do fuso se encurtam, arrastando os cromossomos-irmãos em direção aos polos da célula
Telófase: os cromossomos começam a ficar menos visíveis, formam-se as cariotecas em volta de dois lotes de cromossomos, aparecem novamente os nucléolos; o citoplasma se divide, nas células animais isso ocorre por estrangulamento.

Fases da meiose
Na meiose há apenas uma duplicação de cromossomos pra duas divisões celulares. Isso resulta em quatro células-filhas, cada uma com metade do DNA (material genético) da célula original. Ocorrem fases praticamente iguais as da mitose, porém nela há também a fase de intérfase e as fases ''normais'' ocorrem duas vezes e com algumas diferenças. Neste processo de divisão meiótica pode ocorrer também um fenômeno chamado crossing-over .
Observe a seguir o que ocorre em cada uma das fases:
Intérfase: nela ocorre a duplicação, ficando cada cromossomo com duas cromátides.
Prófase I: Os cromossomos homólogos duplicados pareiam, por causa da atração que ocorre entre eles. Podendo haver um fenômeno chamado crossing-over.
Metáfase I: os cromossomos homólogos ficam no meio da célula.
Anáfase I: ocorre o encurtamento das fibras do fuso e separa os cromossomos homólogos, não há separação das cromátides-irmãs.
Telófase I e prófase I: as células estão se separando e já podemos observar duas células-filhas haplóides, ou seja, com um cromossomo de cada tipo.
Metáfase II: os cromossomos duplicados prendem-se a fibras do fuso, pelo centrômero.
Anáfase II:  ocorre divisão dos centrômeros, só agora ocorre a separação da cromátides irmãs.
Telófase II: as células estão terminando de se dividir, resultando em quatro células-filhas haplóides, com metade do material genético da célula-mãe.
Obs:  O ''crossing-over'' é um fenômeno, também conhecido como permuta, que pode ocorrer na prófase I (por causa do pareamento entre os cromossomos homólogos)e é um importante fator de variabilidade, pois gera cromossomos com sequências diferentes da dos cromossomos originais. Pode ser descrito assim: duas cromátides homólogas sofrem quebra acidental no mesmo ponto, em seguida os pedaços quebrados voltam a se soldar, só que trocados.
Agora o video:




É um video longuinho mas vale a pena ver!
Obrigada e esperamos que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário