terça-feira, 10 de abril de 2012

Relatório de aula prática de Microscopia

Olá e boa noite leitores do blog ehvet-unicentro!

         Na postagem de hoje vamos fazer um relato de uma aula pratica que tivemos.
         Em postagens antigas falamos da historia do microscópio e de seus tipos usados atualmente. Mas não adianta saber disto, se não soubermos para que servem os componentes de um microscópio, por mais simples que ele seja.
         A idéia básica de um microscópio é que através dele possamos ampliar algo com a finalidade de observação, obtendo imagens aumentadas de partículas minúsculas. Eles são intensivamente usados nos mais diversos ramos da ciência, como a biologia, medicina, geologia e pesquisas científicas em geral.
        Em aula prática nos foi mostrado todos esses componentes, que listaremos logo abaixo, junto com explicações de como manuseá-los, assim como os cuidados que devemos ter e como as estruturas de uma lâmina.
        Os componentes básicos de um microscópio são:

Parte Mecânica:

Base ou Pé: Placa de apoio do microscópio que assenta sobre a mesa garantindo uma maior estabilidade.

Coluna ou Braço: Uma haste vertical ou inclinável, fixada à base, que suporta os outros componentes do microscópio. É a parte por onde se pega no microscópio

Platina: Plataforma onde se colocam as preparações a observar. Existe no centro uma abertura, a janela da platina, que é destinada à passagem dos feixes luminosos. A preparação é fixada por duas molas ou pinças.

Revólver: Suporte de objetivas, fixado à extremidade inferior do tubo, que serve para facilitar a substituição de uma objetiva por outra, colocando-as por rotação em posição de observação.

Tubo ou Canhão: Suporte cilíndrico da ocular.

Parafuso Macrométrico: Permite movimentos de grande amplitude, rápidos, por deslocação vertical da platina.

Parafuso Micrométrico: Permite movimentos lentos da deslocação da platina para focagens mais precisas.

Parte óptica:

Sistema de ampliação: Consiste na associação de dois sistemas de lentes (objetiva e ocular) constituindo um sistema óptico composto.

Objetiva: É uma associação de lentes, situada no revólver, que são colocadas na extremidade mais próxima do objeto, ampliando a imagem do objeto, projetando uma imagem real, ampliada e invertida.

Objetiva de imersão: (100x) A lente desta da objetiva é mergulhada num óleo de imersão. A imersão tem como finalidade aumentar o valor da abertura numérica e, portanto, o poder de resolução da objetiva. Quanto maior for o índice de refração, maior é a abertura numérica.

Ocular: É uma associação de lentes que são colocadas na extremidade do tubo, mais próxima do olho do observador e que recebe a imagem da objetiva, ampliando-a e tornando-a visível.

Sistema de iluminação: consiste na associação destas três peças fundamentais:

Espelho Duplo ou Fonte de Luz: O espelho destina-se a refletir a luz que recebe da fonte luminosa natural para a platina, usa-se a face plana  para refletir luz natural e a face côncava para refletir luz artificial. Outro tipo de fonte luminosa é através de uma pequena lâmpada que gera um feche de luminosidade que facilita a observação quando há ausência de luz natural. Esta luz artificial pode ser mudada de intensidade de acordo com a necessidade, deixando-a mais forte (intensa) ou mais fraca.

Diafragma: Regula a quantidade de luz que vai atingir o campo do microscópio.

Condensador: É um sistema de duas lentes que distribui regularmente no campo visual do microscópio, a luz refletida pelo espelho ou diretamente da fonte luminosa.



Fonte: https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcRlB_0AkrD-UmxEToA-jbBZ2B_IPGBm8E4Y8E9cHMtFrLRC0EPD


Manuseio correto de um microscópio

          Para manusear um microscópio deve-se sempre evitar ao máximo movimentá-lo na superfície que ele estiver sendo apoiado. Verificar se a objetiva encontra-se o mais distante o possível da platina
          Quando colocada uma lamina, as objetivas devem estar no menor aumento, o de 10x, e focalizar utilizando os parafusos macrométricos e micrométricos e depois aos poucos passando para os aumentos maiores. As laminas devem ser postas com cuidado para que não sejam danificadas e após o uso devem ser limpas, principalmente quando usado o óleo de imersão, e guardadas em local um apropriado. Quando utilizar as lentes de imersão, sempre limpa-las com um papel absorvente. No caso de poeira na ocular ou em outras partes, retirar com o auxilio de um pincel macio.
          Após o uso, o microscópio deve ser desligado, e sempre que terminar de usá-lo, a intensidade da fonte luminosa deve ser diminuída antes de desligar da tomada. Cobrir com uma capa protetora, sempre que necessário.


Referencias:






Esperamos que tenham gostado, muito obrigada equipe ehvet-unicentro

Um comentário: