domingo, 1 de abril de 2012

Historia da Microscopia Óptica

Olá!

Para iniciarmos o conteúdo do nosso blog, vamos começar pela história da microscopia.

            A microscopia é uma ferramenta muito importante, tanto na embriologia como na histologia e na citologia.
            O primeiro microscópio foi criado em 1595 pelos holandeses Hans e Zacharias Janssen.
  
Primeiro Microscópio inventado pelos irmãos Janssen


            Com o passar do tempo, ele foi  sendo aperfeiçoado ao longo do século XVII, em vários países, como na Inglaterra, pelo físico Robert Hooke e na Holanda, por Anton van Leeuwenhoek. Hooke foi quem denominou o termo “célula” para a estrutura que conhecemos hoje em dia, ao examinar fatias finas de cortiça, descobriu que ela tinha uma estrutura compartimentada, como uma colméia.

 
Uma fatia fina de cortiça, com suas células, em um desenho por Robert Hooke, em seu livro Micrographia
(Fonte: http://www.cerebromente.org.br/n17/history/hookecork.jpg)

            Ele usou um microscópio bastante sofisticado para a época, composto de uma ocular e uma objetiva, presos em um tubo de madeira, uma platina para segurar o espécime em observação e uma fonte concentrada de luz proveniente de uma vela e um globo de vidro cheio de água para concentrar a luz. O aumento que ele conseguiu foi de apenas 30x, mas mesmo assim Hooke foi capaz de produzir maravilhosas ilustrações de muitos objetos e seres do cotidiano, como por exemplo uma pulga, a ponta de uma agulha, etc. Essas imagens foram publicadas em 1667, em um pequeno livro que se tornou um clássico da ciência, intitulado Micrographia. A obra incendiou a imaginação de muitos de seus contemporâneos, inclusive van Leeuwenhoek.


Livro de Hooke
(Fonte: http://www.cerebromente.org.br/n17/history/micrographia_title_page.gif)

            Van Leeuwenhoek aperfeiçoou uma linha de novos instrumentos, que apesar de terem apenas uma lente, eram dez vezes mais potentes do que o microscópio de Hooke. Desta forma, ele começou a descobrir um espantoso novo mundo, com coisas microscópicas que até então eram desconhecidas de todos, como protozoários e espermatozóides, ou que já pertenciam a um mundo conhecido, tais como folhas de plantas, insetos, etc. Na neurociência, Van Leeuwenhoek foi o primeiro a examinar os nervos óticos de carneiros e de vacas, descrevendo magistralmente sua estrutura interna formada de fibras longitudinais.
            Infelizmente, estes microscópios eram ainda dispositivos rudimentares, de pouca potência, que sofreram ao longo do século XVIII sérias restrições técnicas, que impediam que fossem úteis para a investigação científica de objetos naturais de difícil visualização, tais como bactérias e células de tecidos orgânicos animais. Esses microscópios eram considerados coisa de amadores, de diletantes que não tinham nada sério a contribuir. Os cientistas chegavam a evitar o seu uso, com medo de serem ridicularizados por outros cientistas.
            A partir do ano de 1824, com a invenção dos microscópios com lentes acromáticas, foi possível a visualização em maior resolução, sem distorções e com melhor clareza, imagens de estruturas muito pequenas,o que permitiu uma melhor visualização das células e de seus componentes internos que foram sendo descobertos. Fontes de luz mais poderosas e regulares, e o desenvolvimento da mecânica de precisão, com botões de focalização e platinas de precisão, completaram a utilidade do microscópio como um instrumento científico muito usado nos dias de hoje.
            Além disso, começaram a ser desenvolvidas técnicas para a fixação dos tecidos o que melhorou muito a visualização nos microscópios.

            Bom pessoal esta foi a historia de como surgiram os primeiros microscópios. Esperamos que tenham gostado, quem quiser ver as fontes de nossa  pesquisa o link estará ao final deste post. Nossa próxima postagem será uma amostra de como os microscópios evoluíram a partir desses primitivos, mostrando um breve resumo com imagens dos tipos mais modernos utilizados nos dias de hoje.

Obrigada! Atenciosamente: equipe ehvet-unicentro






Referências:

http://www.cerebromente.org.br/n17/history/neurons1_p.htm

http://www.coladaweb.com/fisica/optica/microscopio

http://bloggeae.blogspot.com.br/2009/11/metodos-de-observacao-celular.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário