Olá pessoal!
Hoje iniciaremos um novo estudo em nosso blog!
Após sabermos como funciona um microscópio e onde ele é mais utilizado, vamos iniciar o estudo das organelas que compõe a célula. Nesta postagem mostraremos uma visão bem resumida das estruturas e funções das células.
Teoria celular
A teoria celular, uma das mais importantes generalidades da biologia, pode ser resumida em quatro proposições a seguir, que nos ajudará a dar inicio ao estudo da célula e de suas organelas:
- Todos os organismos vivos são formados por células;
- Todas as reações vitais de um organismo ocorrem na célula;
- As células originam unicamente de células preexistentes;
- As células contém material genético.
O que é a célula?
A célula é a menor unidade que constitui os seres vivos, podendo ser encontrada isoladamente no seres unicelulares ou formar arranjos ordenados, os tecidos (que serão vistos em postagens futuras), que constituem o corpo dos seres pluricelulares.
A célula pode ser encontrada em dois tipos básicos: as células procariontes e as células eucariontes.
As de maior interesse para nós são as eucariontes que possuem um núcleo bem individualizado e delimitado pelo envoltório nuclear.
Estrutura de uma célula eucariótica animal
Na célula eucariótica existem três componentes básicos: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
Membrana Plasmática
Fonte:http://www.argosymedical.com/Cellular/samples/images/AnimalCell.jpg |
Envolvendo a célula, aparece a membrana plasmática, uma delgada película através da qual são realizadas as trocas de substancia entre os meios intra e extracelulares. É através da membrana que a célula recebe a água, oxigênio e alimento, ao mesmo tempo que elimina substancias úteis ao organismo ou resíduos provenientes de reações químicas que nela acontecem.
Citoplasma
O citoplasma é o constituinte celular mais abundante, formado pelo citosol e os organóides celulares. O citosol, principal componente do citoplasma, é um liquido no qual estão mergulhadas as organelas celulares, entre os quais destacamos: ribossomos, reticulo endoplasmático liso e rugoso, mitocôndrias, lisossomos, complexo de golgi, centríolos e citoesqueleto.
Núcleo
Situado geralmente no centro da célula, o núcleo é envolvido por uma dupla porosa membrana e apresenta no seu interior o nucléolo e a cromatina. O nucléolo é um corpúsculo que origina os ribossomos. Estruturalmente, a cromatina é formada pelo DNA, onde aparecem os genes, por meio dos quais o núcleo coordena as funções celulares
Ribossomos
Os ribossomos são pequenos grânulos que aparecem livremente no citoplasma ou aderidos às membranas do reticulo endoplasmático rugoso. Fazem a síntese de proteínas
Reticulo endoplasmático
É um sistema de sáculos e canalículos interligados, que compreendem dois sistemas: o reticulo endoplasmático liso e o rugoso (que possui ribossomos aderidos a ele).
O reticulo endoplasmático realiza a função de síntese de proteínas, como as enzimas lisossômicas e as imunoglobulinas (RER), e no REL ocorre a síntese de lipídios e esteróides. O RE concentra e armazena substancias provenientes do meio extracelular e intracelular, faz parte do transporte de substancias, podendo ser feito dentro ou fora da célula e faz a detoxificação por modificar moléculas tóxicas que penetram na célula.
Mitocôndrias
Corpúsculos esféricos ou alongados, limitados por duas membranas: uma interna com uma serie de expansões chamadas cristas e outra externa. Nas mitocôndrias, ocorrem etapas da respiração celular, processo que fornece a energia necessária as atividades vitais da célula.
Complexo de Golgi
Constituído por uma pilha de vesículas circulares e achatadas, servindo principalmente para armazenamento de secreções, substancias úteis produzidas e eliminadas pelas células.
Lisossomos
Pequenas bolsas formadas por uma membrana que envolve enzimas, elementos responsáveis pela digestão de substancias no meio intracelular
Citoesqueleto
A forma celular é mantida pelo citoesqueleto, um conjunto de filamentos de natureza protéica, existente no citoplasma.
Peroxissomos
São organelas membranosas presentes no citoplasma, formando vesículas arredondadas, cuja função está relacionada ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio (água oxigenada - H2O2), uma substância tóxica que necessita ser degradada.
Centríolos
Os centríolos são organelas não envolvidas por membrana e que participam do progresso de divisão celular.
Cílios e flagelos
São estruturas móveis, encontradas externamente em células de diversos seres vivos. os cílios são curtos e podem ser relacionados à locomoção e a remoção de impurezas. nas células que revestem a traquéia humana, por exemplo, os batimentos ciliares empurram impurezas provenientes do ar inspirado, trabalho facilitado pela mistura com o muco que, produzido pelas células da traquéia, lubrifica e protege a traquéia. em alguns protozoários, por exemplo, o paramécio, os cílios são utilizados para a locomoção.
Os flagelos são longos e também se relacionam a locomoção de certas células, como a de alguns protozoários (por exemplo, o tripanosssomo causador da doença de chagas) e a do espermatozóide.
Referencias:
Biologia – Livro 1 – Coleção Objetivo – Ed. Cered
Biologia celular e molecular – Junqueira e Carneiro – Oitava edição – Ed. Guanabara
Esperamos que gostem, obrigada equipe ehvet-unicentro
Nenhum comentário:
Postar um comentário